Volume 7, Número 24, Ano 6 (abril a junho de 2019)

Editorial
Neste número da Scientia Vitae temos importantes contribuições em diferentes áreas.
Falando de educação, temos dois artigos com temas desafiadores:

  1. Uma análise das Reformas do Ensino Médio à luz de Pierre Bourdieu coloca-nos diante de um dilema: a implantação das propostas levará ao alargamento do fosso que existe entre a educação de qualidade e o ensino destinado às camadas desprovidas de recursos materiais? A leitura do primeiro artigo traz uma importante reflexão sobre o tema.
  2. Será que a matemática é neutra, inocente e assim não tem responsabilidade sobre as consequências de suas aplicações? Analisando essa e outras questões, teremos uma imersão no pensamento matemático no quarto artigo.
No tema da saúde, uma importante questão: o que explica o crescimento da leishmaniose visceral no Brasil? Adaptação do vetor aos ambientes modificados ou as precárias condições socioeconômicas da população? Uma investigação sobre o tema será encontrada no segundo artigo.
Na temática da gestão, os dois articulistas buscam explicar no terceiro artigo o modelo de administração da ex-presidente Dilma. O modelo de habilidades gerenciais identificadas por Robert Katz explica o modelo administrativo de Dilma Vana Roussef?
Na terra do vinho (São Roque, São Paulo), uma pesquisa revela o desafio dos insetos-praga associados a cultivares de videiras no entorno do município.
O quinto artigo traz informações que permitem sugerir medidas de controle de forma mais racional e eficiente.
Na área ambiental, o sexto artigo brinda-nos com sugestões para o tratamento e destinação dos resíduos sólidos orgânicos domiciliares (RSOD).
Boa leitura!

Frank Viana Carvalho
Editor-chefe

Artigos:
  1. O novo ensino médio como ferramenta reprodutora do capital cultural, p. 01 a 09 (Matheus Augusto Riguetti, Victória Caroline de Castro e Rogério de Souza Silva).
  2. Concepção de discentes do ensino médio sobre leishmaniose visceral em uma escola pública, p. 10 a 20 (Tiago José Matos Rocha).
  3. Habilidades Gerenciais no Poder Público Executivo: um estudo baseado nas habilidades de Katz aplicado às notícias jornalísticas acerca do estilo gerencial de Dilma Vana Rouseff, p. 21 a 38 (José Hamilton Maturano Cipolla e Waldemar Hazoff).
  4. Matemática de “mãos limpas”? Uma reflexão filosófica sobre verdade e progresso, p. 39 a 48 (Daniela Alves Soares).
  5. Levantamento das espécies de insetos-praga associados à viticultura no município de São Roque (SP), p. 49 a 64 (Márcio Pereira, Valdívia Martins Pires, Gilberto Simões e Cátia Jacira Martins Moura).
  6. Diagnóstico da destinação de resíduos sólidos orgânicos domiciliares gerados no bairro Portal Vista Linda, p. 65 a 72 (Cleber Ferreira Rodrigues, Marlene Domingos Chagas, Francisco Rafael Martins Soto, Graciane Gebara Ferroso Soto e Adriano Adelson Costa).
Creative Commons License
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.


(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos e Frank Viana Carvalho. Todos os direitos reservados 2013-2016. É permitido copiar o conteúdo da revista desde que seja citada a fonte de consulta.