Volume 11, Número 33, Ano 8 (abril a junho de 2021)

Editorial
A nova publicação da revista Scientia Vitae insere-se em um panorama desafiador diante do contexto pandêmico contemporâneo. O número de vítimas, que ultrapassa a casa dos milhões em todo planeta, e de meio milhão no Brasil, coloca em evidência o papel social da ciência, desde a identificação e análise do patógeno, no desenvolvimento de novas tecnologias, como fármacos e equipamentos médico-hospitalares, perpassando as distintas ferramentas e ações de políticas públicas no combate da pandemia, até o acolhimento psicossocial das instituições escolares, ou centros de referência em assistência, buscando minimizar as tragédias individuais e coletivas.
Este novo número da revista é o sétimo ao longo da pandemia. Ele exprime o esforço de pesquisadoras e pesquisadores compromissados com a produção do conhecimento, além do esforço de todo conselho editorial e científico na sua difusão. Conta com o trabalho de revisores e pareceristas de distintas universidades, institutos federais e centros de pesquisa. Além de uma equipe técnica qualificada e comprometida com a revista, atenta aos aspectos normativos, a diagramação e desenho final em nossa página da internet.
Trata-se, portanto, de um minucioso trabalho e colaboração de especialistas de distintas áreas e campos do saber, um desafio para manter não apenas a periodicidade da revista diante das urgentes demandas de nossa sociedade, mas de manutenção da qualidade dos artigos, ensaios e outros produtos científicos aqui publicados. Por isso, reiteramos nossos agradecimentos a cada autora e autor que publica seus textos na revista Scientia Vitae, a cada membro de nosso conselho editorial, técnico e científico, a cada leitora e leitor que se apropriam dos conteúdos, citam e difundem conteúdos comprometidos com uma sociedade mais equânime e justa.
Este novo número da revista é composto de sete artigos:

  1. O primeiro artigo retrata o estudo e avaliação do plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde animal (RSSA) em uma granja de suínos, visando otimizar as atividades produtivas neste ramo, incluindo possíveis ganhos ambientais no processo.
  2. O segundo artigo analisa se aplicações em mini-índice, na modalidade de negociações diárias (day trade), que são ofertadas por corretoras brasileiras, podem ser acessíveis ao pequeno investidor, considerando algumas variáveis e a realidade do nosso país.
  3. O terceiro artigo trata de quantificar metais pesados em pilhas de uso comum já utilizadas, evidenciando que mesmo dentro de padrões aceitáveis pela legislação, as empresas continuam empregando esses materiais na sua produção.
  4. O quarto artigo apresenta uma experiência de enfrentamento à evasão escolar nos cursos técnicos em Mecânica e Eletroeletrônica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), cujos resultados mostram a redução da evasão no primeiro semestre dos cursos, oportunizando novos estudos para enfrentamento da evasão nos demais semestres.
  5. O quinto artigo realiza um estudo comparativo entre borboletas de três fragmentos florestais e borboletas de uma coleção zoológica na Amazônia Legal, contribuindo para o conhecimento destas espécies no norte do território brasileiro.
  6. O sexto artigo refere-se à possibilidade de desenvolvimento de novos processos de gestão para clínicas e consultórios odontológicos visando melhorar a sustentabilidade ambiental. Para isso, além de revisão de literatura, os autores analisaram três consultórios avaliando limitações e potencialidades de adequações em consonância com os preceitos de sustentabilidade.
  7. O sétimo artigo traz uma pesquisa do efeito alelopático de extratos de eucalipto e sansão-do-campo na germinação de sementes de milho. Contribui para ampliar o conhecimento acerca deste mecanismo de interação química para distintos fins que permeiam o objeto de estudo.
Desejamos a todas e todos uma boa leitura, acompanhada de nosso apelo para ações preventivas e conscientizadoras no combate à Covid-19.

Dr. Rafael Fabricio de Oliveira - Editor chefe
Dra. Anna Carolina Salgado Jardim - Editora associada
Dra. Áurea Juliana Bombo Trevisan - Editora associada
Dr. Fernando Santiago dos Santos - Editor associado
Dr. Frank Viana Carvalho - Editor associado
Dra. Nathalia Abe Santos- Editora associada
Dr. Ricardo dos Santos Coelho - Editor associado
Dra. Silvana Haddad - Editora associada

Artigos:
  1. Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde animal em uma granja de suínos: estudo de caso , p. 01 a 07 (Evelyne Cazarotto Farezin, Juliana Sarubbi e Francisco Rafael Martins Soto)
  2. Dificuldades para um pequeno investidor se tornar eficiente e eficaz operando na modalidade day trade: um estudo de caso, p. 08 a 17 (Waldemar Hazoff Jr, Caique Regonha e José Hamilton Maturano Cipolla)
  3. Quantificação dos metais pesados chumbo e mercúrio em pilhas do tipo comum (Zn/C), p. 18 a 29 (Guilherme Isquibola e Emanuel Carlos Rodrigues)
  4. Estratégias para elevação dos índices de permanência na educação básica, técnica e tecnológica , p. 30 a 49 (Cássio Aurélio Suski, Débora Magna Santos, Diego Pacheco, Marina Regina Veloso Esteves, Rita Inês Petrykowski Peixe e Sandra Lopes Guimarães)
  5. Estudo comparativo entre borboletas de três fragmentos florestais e borboletas de uma coleção zoológica no município de Abaetetuba, Pará, Brasil, p. 50 a 65 (Juliana da Silva Cardoso, Natanael Charles da Silva e Lídia Costa da Silva de Albuquerque)
  6. Processos sustentáveis de gestão para clínicas e consultórios odontológicos, p. 66 a 86 (Keissy Évelyn Rodrigues Alves Dias, Sivanilza Teixeira Machado, Regis Cortez Bueno, Fernando de Almeida Santos e Luiz Teruo Kawamoto Júnior)
  7. Efeito alelopático dos extratos de folhas de Eucalyptus globulus Labill. e de Mimosa caesalpinaefolia Benth sobre a germinação de sementes de milho (Zea mays L.), p. 87 a 94 (Luã Gabriel Santos Barreto, Romana Mascarenhas Andrade Gugé, Jaqueline Alves Rocha, Manoel Nelson de Castro Filho e Flávia Meinicke Nascimento)

Creative Commons License
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.


(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos e Frank Viana Carvalho. Todos os direitos reservados 2013-2021. É permitido copiar o conteúdo da revista desde que seja citada a fonte de consulta.