Volume 10, Número 29, Ano 7 (julho a setembro de 2020)

Editorial
Este é o terceiro número da Scientia Vitae publicado no contexto da pandemia do novo coronoavírus, um momento complexo, emblemático e desafiador. Neste contexto, a Scientia traz aos seus leitores e leitoras importantes artigos científicos para leitura e reflexão.
O primeiro artigo trata do uso de diferentes estratégias educacionais em atividades que chamam a atenção e que colocam os alunos como atores ativos nas aulas, podendo auxiliar no processo de construção do conhecimento.
O segundo artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo principal desste trabalho foi apontar os aspectos relevantes na elaboração das práticas de incentivo à leitura na EJA.
O terceiro artigo nos traz uma síntese do projeto ‘Currículos Inovadores Integrados por Projetos Interdisciplinares e Metodologias Ativas’ e os instrumentos e questionários para análises psicométricas desenvolvidos pelos pesquisadores.
O quarto artigo fala sobre temas da viticultura ao destacar processos de enraizamento de estacas de porta-enxerto de videira com posterior enxertia com a utilização do ácido indolbutírico (AIB) em diferentes concentrações.
O quinto artigo mostra a utilização de uma revista atuando como estratégia para auxiliar na dinâmica das atividades e a consolidação da aprendizagem dos estudantes.
O sexto artigo apresenta a distribuição geográfica dos geckos em nosso país.
O sétimo artigo mostra como as leis, decretos e políticas criadas para atender ao tema da educação especial complementam-se entre si e mostram um processo ainda em construção, sempre evoluindo junto com as conquistas e a participação da pessoa com deficiência na sociedade e sua luta por igualdade de direitos.
O oitavo e último artigo faz uma análise onde se busca identificar a percepção do profissional de mercado em relação ao ensino de finanças nos cursos de graduação.
Desejamos a vocês uma boa leitura.

Ricardo Coelho
Editor-chefe

Frank Viana Carvalho
Editor-associado

Artigos:
  1. Utilização de paródias musicais como ferramenta de ensino para as teorias evolutivas, p. 01 a 10 (Daniel Faustino; Maira Moraes; João Luiz Caires Souza; Jean Carlos Miranda)
  2. As práticas de incentivo a leitura na educação de jovens e adultos: conceito, objetivo e método, p. 11 a 22 (Fernanda Rodrigues Pontes).
  3. O Projeto ‘Currículos Inovadores Integrados por Projetos Interdisciplinares e Metodologias Ativas’ e a apresentação de um Instrumento/Escala de Autoavaliação de Competências Educacionais, p. 23 a 37 (Frank Viana Carvalho; Anna Carolina Salgado Jardim; Márcio Pereira; Maria Júlia Mendes Nogueira)
  4. Enraizamento e desenvolvimento de porta enxertos de videira iac-766, com uso de diferentes substratos e doses de ácido indolbutírico, p. 38 a 46 (Omar Driusso; Flávio Trevisan)
  5. Revista de apoio ao Projeto de Extensão “Natureza & Criança: aprendendo com animais e plantas”, p. 46 a 52 (Elisa Mitsuko Aoyama; Adriana Mascarette Labinas)
  6. Biogeografia de Gekkota pelo Brasil: dispersão, endemismo e conservação, p. 53 a 64 (Márcio Pereira; Victória Caroline de Castro)
  7. Educação especial e a legislação brasileira: revisão de literatura, p. 65 a 79 (Aline Aparecida da Silva Quintã Dupin; Michele Oliveira da Silva)
  8. A percepção do ensino de finanças pelos profissionais de mercado, p. 80 a 97 (Eduardo Ribeiro Rodrigues)

Creative Commons License
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.


(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos e Frank Viana Carvalho. Todos os direitos reservados 2013-2016. É permitido copiar o conteúdo da revista desde que seja citada a fonte de consulta.